Entramos na primavera e o verão se aproxima cada vez mais rápido. Nessa época todo mundo começa a correr atrás do prejuízo e investir pesado em exercícios e dietas para conseguir deixar o corpo em forma.
Nesse mês colocarei no blog diversas dietas, algumas onde prescrevo com mais frequência e outras nem tanto. Independente da dieta utilizada é de suma importância procurarmos o profissional adequado para que seja aplicada de maneira individualizada.
Em particular, gosto de iniciar os tratamentos com algo mais radical, pois uma boa resposta no começo do tratamento motiva o paciente a continuar.
Começarei falando sobre a dieta da proteína:
Basicamente, o princípio da Dieta da Proteína é a drástica redução dos carboidratos. Nela você exclui a principal fonte de energia do organismo, forçando-o a utilizar reservas de gordura como fonte de energia, gerando assim a perda de peso.
A dieta também é conhecida como Dieta do Dr. Atkins, pois foi desenvolvida pelo Cardiologista Robert Atkins.
A Dieta da Proteína foge às regras de uma alimentação balanceada e, praticamente corta o carboidrato da mesa. Sem carboidratos como fonte de energia, a glicose circulante diminui, diminuindo os níveis de insulina. Isso faz com que o organismo, que precisa da substância para alimentar as células, lance mão de suas reservas de gordura para com elas produzir a energia que necessita. A perda de peso é rápida, o que estimula a continuar a dieta. Outra boa consequência é que, depois dos primeiros dias, o metabolismo se ajusta e a fome naturalmente diminui. Isso acontece porque sem o consumo de carboidratos não há mais oscilações nos níveis de glicose ou de insulina, que se estabilizam em patamares bem baixos. Com apetite reduzido a tendência é emagrecer ainda mais.
Considerações:
- O período de indução dura em média 14 dias, mas é o profissional que deve estabelecer o período da dieta para cada paciente.
- A ingestão de carboidratos não ultrapassa 20 gramas por dia.
- Alimente-se constantemente, sempre que sentir fome e tome bastante líquido.
- Algumas pessoas durante as primeiras semanas poderão sentir algum tipo de fraqueza.
- Coma bastante verduras, carnes, peixes, etc... Evite alimentos gordurosos, frituras.
- Use essa dieta apenas para dar um empurrão inicial (perder peso rápido em duas semanas). Depois reeduque seus hábitos, assim você perde peso e não saúde.
- Como o carboidrato é responsável por elevar a serotonina do organismo, causando a sensação de tranquilidade, sem ele, o humor pode piorar.
- Por causa do desiquilíbrio da quantidade de sais minerais, em consequência da perda de água, é possível que haja cansaço muscular.
- Durante a dieta, mantenha o consumo de fibras, que são encontradas em altas quantidades em saladas. Elas são essenciais para o bom funcionamento do intestino.
Clínica Ferraz
Avenida Queiroz Filho, 1700 - Torre B - Sala 713
tel.: 11 2738.1323
Clínica de estética e endocrinologia próxima aos bairros: Alto da Lapa, Lapa, Alto de Pinheiros, Vila Leopoldina e Jaguaré.