*

sexta-feira, 24 de abril de 2015

AERÓBICO EM JEJUM: VALE A PENA?


Boa tarde!!!


Hoje quero abordar com vocês um assunto que percebi que virou febre nas academias e está ganhando muitos adeptos: realizar exercícios aeróbicos em jejum (AEJ).

Cada dia que passa vejo as pessoas buscando novas alternativas para tentar perder os kgs a mais. Todo dia tem uma moda diferente na internet e redes sociais e muitos começam a seguir as tendências sem antes procurar informações a respeito. Para isso fiz meu blog: para tirar as dúvidas de amigos, pacientes e seguidores. Vamos lá!


Algumas pessoas optam por treinar em jejum para acelerar a queima de gordura e outras porque treinam logo pela manhã e não possuem o hábito de se alimentar quando acordam. Em tese, treinar com o estômago vazio obriga o organismo a usar a gordura ao invés do açúcar para obter energia, acelerando assim a queima da mesma. Porém esse processo é limitado, pois dependendo da intensidade, modalidade e tempo de atividade física, o corpo passa a queimar massa muscular para obter energia para a atividade.

Os estudos são controversos, alguns concluem que a prática queima mais músculos do que gordura, isso pode ocorrer devido à liberação de cortisol quando estamos muito tempo em jejum. Devido esse jejum prolongado ocorre inibição da queima de gordura, forçando o corpo a utilizar massa muscular como energia.Outros estudos concluíram que além de queimar mais gordura, a prática ainda promove adaptações metabólicas que melhoram o desempenho em esportes de endurance. 


A grande verdade é que os benefícios/malefícios do treino em jejum dependem do organismo em questão. Em alguns casos a prática pode ser aconselhável sim!!!!
Consultar o médico é sempre a melhor opção antes de adotar qualquer técnica para promover o emagrecimento. Só assim você saberá se terá benefícios sem prejudicar sua saúde.

Dra. Elaine Ferraz