*

quarta-feira, 18 de março de 2015

Cuidado: Termogênicos podem afetar a visão.

Olá pessoal, hoje quero fazer um alerta a você!!!

Quem nunca ficou tentado em usar uma pilula que ajuda a perder peso? Percebo no consultório que a procura por Termogênicos tem aumentando cada vez mais, provavelmente porque a oferta é grande, então todo cuidado é pouco.

Os termogênicos são substâncias que aceleram o metabolismo, muito usado para aumentar a disposição para malhar. Porém são inúmeros os efeitos adversos, tais como: aumento da  temperatura do corpo, sudorese excessiva, respiração ofegante, taquicardia, aumento da pressão arterial, insônia e náuseas. No Brasil, a maioria desses suplementos são a base de cafeína, no entanto, ainda é possível encontrar produtos com Efedrina e Dinitrofenol (DNP), que são proibidos no Brasil e nos EUA e podem causar problemas sérios nos olhos, como catarata e glaucoma.

Um estudo realizado na Universidade de Stanford  aponta que o Dinitrofenol deixa o metabolismo 50% mais rápido, o que faz com que a pessoa consiga emagrecer de 1,5 a 2 quilos por semana. Mas essa pesquisa também mostrou que sete mulheres de 45 a 55 anos desenvolveram catarata bilateral depois de tomar suplemento com esse componente num período de seis a oito meses.


A sequela visual pode ocorrer com o uso do DNP, pois o termogênico gera calor e acelera a morte das células. A catarata surge porque o cristalino do olho se torna opaco, o que reduz a qualidade da visão. 
A efedrina, por sua vez, já foi uma droga eficiente no tratamento da obesidade.A droga possui ação termogênica e proporciona  queima de gordura, no entanto, ela pode causar dependência e uma série de efeitos colaterais. 
O cuidado deve ser ainda maior com a dosagem ingerida, pois quando consumida em excesso pode levar a morte.

Portanto pessoal, muito cuidado com essas promessas milagrosas. Procure sempre um profissional qualificado e mantenha seus exames de rotina em dia. 

Olá pessoal,

Hoje quero dividir com vocês a satisfação de ter uma Nutricionista Funcional do Esporte no consultório. Já admirava o trabalho dela há algum tempo e ter essa excelente profissional trabalhando ao meu lado faz toda diferença.



Vou explicar um pouquinho porque  essa especialidade vem ganhando destaque nos últimos anos. Além dos conhecimentos em nutrição contamos ainda com o auxílio na fisiologia e bioquímica no esporte e atividade física, promovendo melhora do desempenho e otimização da recuperação pós-exercício. 

É uma especialização relacionada a Educação Física e a Nutrição, podendo assim auxiliar um programa de exercício específico, seja para melhoria da saúde ou aumento de força. 

A suplementação para atletas também faz parte da rotina do consultório 

Pâmela Terra é Nutricionista Funcional do Esporte. Formou se em 2006 pela faculdade de medicina de Itajubá, concluiu sua primeira pós graduação em nutrição clínica com ênfase em enteral e parenteral. Porém sua grande paixão é nutrição esportiva funcional, no qual esta graduando no Instituto Valéria Paschoal, pioneira da nutrição Funcional no Brasil.