Liraglutida cujo nome comercial é Victoza ficou mais conhecido no Brasil em 2011, após uma matéria na Veja no qual subentendia como uma droga milagrosa para emagrecer.
Desde então a droga vem sendo utilizada de maneira Off label (Off label é a prática de uso do medicamento para uma indicação diferente daquela autorizadas pelo órgão regulatório do país) para emagrecer.
A novidade é que Liraglutide pode ser aprovado para o tratamento da obesidade até o final de outubro, nos EUA.
Um painel consultivo do FDA – Food and Drug Administration, dos EUA, votou por 14 a 1 pela recomendação do Liraglutide (conhecido pelo nome comercial e Victoza, usado no tratamento do Diabetes tipo 2 para o tratamento da obesidade, e concluiu que a sua administração é segura e eficaz em pacientes obesos.
Antes da votação, foi apresentado um estudo que mostrou que metade dos obesos perdeu pelo menos 5% do seu peso corporal com a administração diária 3 mg do medicamento, enquanto 22% perderam mais de 10%. A droga é proposta para uso em pacientes que também têm pelo menos uma outra condição relacionada com o peso, tais como a hipertensão e diabetes.
O medicamento, se aprovado, deverá chegar ao mercado com o nome Saxenda.
O FDA deve decidir pela aprovação do Saxenda até o final do ano.
Em 2011 fui convidada a escrever sobre o tema em um blog, Segue o artigo para vocês darem uma olhadinha:
Fonte: Abeso.