*

sábado, 20 de junho de 2015

Colágeno - Repor ou não?



Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno presente nos suplementos deve ser hidrolisado,ou seja, passar pelo processo de hidrólise (quebra pela água das moléculas de proteína) para que possa ser absorvido facilmente pelo organismo. 

O colágeno é uma proteína encontrada em todos os animais, responsável por atribuir elasticidade aos tecidos do corpo. Ela faz parte da constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo e é responsável por manter as células firmes e unidas além da elasticidade da pele, a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.

A quantidade de colágeno diminui gradativamente a partir dos 30 anos de idade, reduzindo cerca de 1% a cada ano. Por volta dos 50 anos de idade, o corpo produz em média de 35% da quantidade de colágeno necessária, como consequência pode ocorrer
  • diminuição da espessura do fio de cabelo;
  • flacidez na pele;
  • aparecimento de rugas e de linhas de expressão;
  • surgimento de estrias;
  • diminuição da densidade das articulações e dos ligamentos.                                                    


A procura por esse produto tem aumentado nos últimos anos, a oferta é grande, inúmeros tipos de veículos para ingerir o colágeno, encontramos em forma de saches, balas, chocolates, sucos, águas aromatizadas e comprimidosMas, para obter uma melhora satisfatória a dose é fator um determinante. 

Em uma avaliação da Clínica Medcin Instituto da Pele, em São Paulo, os pesquisadores observaram que o consumo de 5 gramas de colágeno por dia, durante seis meses, foi capaz de melhorar a pele das pacientes entre 35 e 60 anos. Houve um aumento de 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade. Mas a maioria dos especialistas recomenda uma dose um pouco maior: de 8 a 10 gramas de colágeno por dia. 

Se você esta na faixa dos 20 e poucos, não fuma e nem fica horas exposta ao sol, uma dieta equilibrada é o suficiente para prevenir os danos que a falta de colágeno pode provocar.

Articulações também é beneficiada com o consumo do colágeno. Em 2006, um estudo alemão com 100 atletas, de 15 a 80 anos, mostrou que o consumo de colágeno hidrolisado traz uma melhora importante nas articulações. Após 12 semanas consumindo 10 gramas do suplemento por dia, 79% dos participantes apresentaram maior mobilidade dos joelhos e dos quadris. A maioria referiu menos dor nessas articulações ao realizar exercícios de esforço e ao subir escada. 


Alimentação balanceada

O suplemento não diminui a importância de uma dieta equilibrada. A lista dos alimentos deve conter:carne magra, frango, peixe e ovo (especialmente a clara que é rica em albumina). Legumes, verduras, frutas e castanhas (principalmente do pará) contém vitaminas A, C e E, selênio e zinco que melhoram a absorção do colágeno.

Infelizmente a gelatina não é composta por colágeno hidrolisado, ou seja, sua absorção é prejudicada,




Tipos de reposição de colágeno:

  • Sachê: é a forma mais indicada, o conteúdo de um sachê costuma ter o colágeno hidrolisado na dose diária recomendada - ou seja, de 8 a 10 gramas. Há ainda a opção de você mandar manipular o pó, que pode ser diluído na água, no suco ou no iogurte.                                          
  • Cápsula: atende a quem não gosta do sabor adocicado do pó. Mas, para atingir a dose diária, você tem de consumir de 10 a 12 cápsulas por dia.                                                                       
  • Água aromatizada: algumas marcas concentram na garrafinha, geralmente entre 300 e 360 mililitros, a dose diária recomendada de 10 gramas de colágeno.                                                    
  • Bala: essa opção costuma oferecer em torno de 1,5 grama de colágeno por unidade. É pouco, vale para complementar o consumo diário da proteína.                                                                  
  • Bombom: assim como a bala, tem pouco colágeno.                                                                          
  • Granola, barra de cereais & cia.: optar por esses produtos também ajuda a complementar a dose diária de colágeno.