Também conhecida como Intraderrmoterapia ou popularmente Enzimas, a técnica consiste na aplicação de substâncias medicamentosas na pele, abaixo dela ou nos músculos, com finalidades específicas. Normalmente ela é aplicada para tratamento de gordura localizada, estrias e até queda de cabelo. Podem ser aplicados diversas medicações, que são mesclados conforme a necessidade do paciente.
Uma das primeiras medicações usadas foi a fosfatidilcolina (nome comercial Lipostabil), mas logo foi proibida no Brasil para fins estéticos, pois não existem estudos que comprovem sua segurança e devido ao uso indiscriminado passou a ter complicações no ato da aplicação. Hoje, as substâncias mais utilizadas são: Tiratricol, Cafeína,Ioimbina, Dexosicolato de Sódio, Silício,L-Carnitina, Derivados da Alcachofra e do Girassol.
São indicadas, em média, de 5 a 10 sessões e os resultados variam de acordo com cada caso e objetivo. Pode ser realizada semanalmente ou com intervalos de 15 dias. Os resultados normalmente aparecem após a terceira sessão, mas tudo depende da indicação e do paciente.
O procedimento deve ser realizado por um médico e é contra indicado para pessoas com doenças autoimunes (como o Lúpus, por exemplo) ou que apresentem alguma doença de pele no local onde será realizada a aplicação do produto.
Gravidas, gestantes e pessoas alérgicas as substâncias também são contra indicados.
No geral, pode ocorrer hematomas, vermelhidão, inchaço, coceira e dor no laocal da aplicação, É indicado massagens modeladoras nos intervalos das sessões, assim evitamos acumulo de fármacos no local da aplicação.
O ideal é aliar o tratamento a uma alimentação adequada e atividade física.