Oi pessoal!
Hoje eu gostaria de falar com vocês sobre o LIP, um procedimento indicado nas estações frias do ano, já que a exposição ao sol prejudica o tratamento. Muitas dúvidas surgem quando se fala de luz pulsada, inclusive na comparação com o laser, por isso pretendo esclarecer algumas dúvidas relacionadas a essa técnica.
Apesar de também emitir luz, o LIP não é um laser. No entanto, assim como o laser, a técnica gera calor na pele atingindo os alvos específicos. Na Luz Pulsada, é emitida luz com diferentes tamanhos de ondas, o que permite atingir vários tipos de alvos como a melanina (pelos e manchas), vasos sanguíneos e fibras colágenas. Essa característica permite que a técnica seja utilizada para tratamentos distintos, como remoção de pelos, tratamento de manchas, promover o rejuvenescimento e a atenuação de lesões vasculares. A técnica também auxilia na melhora de pelos encravados associados a manchas.
A sessão é feita com um óculos de proteção e aplicação de uma fina camada de gel na pele. O número de sessões varia de acordo com a indicação do tratamento.
O uso de protetor solar é indispensável após a sessão e nos dias subsequentes. Exposição ao sol nem pensar até a recuperação total da pele (de 7 a 10 dias).
Os resultados são progressivos ao longo das sessões, mas na maior parte dos casos alguma diferença já fica visível na primeira sessão quando o tratamento é para a eliminação dos pelos. No caso de flacidez e rejuvenescimento, os resultados levam um período maior para aparecer.
Dra. Elaine Ferraz