*

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Receitas adaptadas a dieta da proteína.

Boa tarde pessoal! A pedido estou publicando novamente este post, separei algumas receitas para os adeptos a dieta da proteína.


Receitas:

Tomate assado no alho, com cream cheese light, mussarela de búfala e manjericão:  



Tomate cortado ao meio: Tempere o tomate com pimenta do reino, sal, orégano e 1 fio de azeite + 1/2 dente de alho amassado (coloque ele inteiro, assim se preferir pode tirar depois de pronto). Coloque por cima: 1 colher de sobremesa de cream cheese light ou ricota + umas tirinhas de mussarela de búfala. Leve ao forno médio por aproximadamente 15min-20min. Depois de pronto coloque as folhas frescas de manjericão.                                       


Enroladinho de abobrinha com ricota:


Corte a abobrinha em fatias finas, coloque na frigideira para grelhar sem óleo, recheie com ricota e prenda com palitinho.


Mini abobrinha recheada: 


Corte a abobrinha em fatias, disponha as fatiam em um refratário, coloque mussarela de búfala ralada, tomate cereja e manjericão. Leve ao forno por 20 min.




Espetinho de tomate cereja:



Coloque em um espetinho o tomate cereja, mussarela de búfala e folhas de manjericão.




Arroz de couve flor:



Ingredientes:1 maço de couve flor bem lavada (escorra bem para tirar a água),sal, alho em flocos e pimenta do reino a gosto.
Rale a couve- flor ainda crua, ou passe num processador (só cuidado para não virar um purê). Coloque na frigideira 1 fio de azeite extra virgem ou óleo de coco. Adicione a couve-flor ralada + sal + alho em flocos + pimenta do reino e refogue por uns 3 minutinhos. Pronto para servir!





Falsa quiche (Sem Glúten):





Ingredientes: 3 xícaras de abobrinha ralada ,2 ovos,1 xícara de ricota defumada ralada 
Sal, pimenta do reino cebolinha a gosto,1 colher de sopa de sopa de cebola ou cebola em pó . Depois de ralar a abobrinha, aperte com um pano para tirar o excesso de água. Em uma forma baixa de torta untada, misture os outros ingredientes com a abobrinha e amasse com uma espátula para se aderir a forma. Leve ao forno médio por 35min ou até dourar. Sirva com uma saladinha.



Falso sanduíche:



Abobrinha grelhada + hambúrguer light (pode ser de frango, de atum, de soja, ou de carne magra) + tomate + tiras de cenoura ou pepino. 
Você pode variar com berinjela, cenoura e batata doce.





Peito de frango recheado:


Ingredientes:
Filé de frango cortado fino, ricota e brócolis para recheio. 
Tempere o filé com temperos de sua preferência (limão, pimenta do reino, sal, orégano, ervas, açafrão, etc.) Recheie o filé com brócolis picadinho + ricota. Enrole os filés com a ajuda de um filme plástico. Prenda com palitinho para segurar o recheio e leve para grelhar.





Mini lasanha de berinjela light :



1 berinjela cortada em rodelas finas. Grelhe cada fatia, (não precisa untar) e depois vire do outro lado. Reserve.
Molho de tomate temperado a gosto (1/2 xícara) 
Ricota esfarelada temperada com cebolinha 
Orégano e sal  
Num potinho individual coloque 2 colheres de sopa do molho no fundo e adicione as camadas de berinjela, depois a ricota. Vá intercalando as camadas e termine com 1 camada de molho. Salpique queijo ralado e leve ao microondas por 1 min. 





Canelone de peito de perú com ricota temperada :



Ingredientes: 1 xícara de ricota fresca "esfarelada"
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 colheres de sopa de requeijão light 
3 nozes picadas 
Orégano,pimenta do reino e sal a gosto
6 fatias de peito de perú light
1 tomate, sem pele e sem semente picado 
Folhas de manjericão 
Modo de Preparo: Misture a ricota com o queijo ralado + o requeijão + orégano + pimenta do reino + nozes até obter a textura de recheio. 
Montagem dos canelones: distribua as fatias de Peito de Peru sobre um refratário, coloque uma porção do recheio sobre cada uma e enrole-as em seguida, formando os canelones. Refoge o tomate picado com alho, 1 fio de azeite e o manjericão. Coloque o molho sobre o canelone e leve ao forno por 15 min.



Molho pesto para grelhados :



Bata no liquidificador (ou no processador) 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, 3 colheres de sopa de manjericão picado, 2 dente de alhos socados, 2 Castanhas-do-pará picadas, 1 colher de água filtrada e sal a gosto.






Carpaccio de Carne com queijo:




Ingredientes:
Carpaccio da carne, queijo Parmesão, 3 fatias de queijo mussarela light, azeite extravirgem, mostarda e limão.
Coloque o carpaccio bem espalhado em um prato e por cima o molho feito com 1 limão, 2 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de chá de mostarda. Separado, esquente o queijo mussarela e coloque no meio do prato. Salpique parmesão e bom apetite.




Manjar:




Ingredientes: 
2 folhas de gelatina, 400g de requeijão cremoso com 0% de gordura ,3 colheres (de sopa) de adoçante,8 a 10 gotas de extrato de amêndoa,1 clara de ovo .
Modo de preparo: Mergulhe as folhas de gelatina em um recipiente com água fria. Em uma panela pequena, esquente 50g de requeijão cremoso em fogo branco. Incorpore a gelatina cuidadosamente escorrida e prensada. Misture bem, até que haja uma dissolução perfeita. Em um outro recipiente, adicione o requeijão restante, as duas colheres de sopa de adoçante e o extrato de amêndoa. Bata até obter uma massa lisa e acrescente à mistura de requeijão com gelatina. Bata uma clara em neve. Quando estiver quase firme, adicione o restante do adoçante, e bata por mais alguns segundos. Incorpore a clara em neve delicadamente ao requeijão. Distribua a mistura em quatro potes e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.




Mousse de limão:



Ingredientes: 
2 folhas de gelatina ,½ limão,1 ovo,2 colheres (de sopa) de adoçante,250g de requeijão cremoso com 0% de gordura. 
Modo de preparo: Mergulhe as folhas na gelatina em uma tigela de água fria. Raspe meio limão e reserve. Quebre o ovo, separando a gema e a clara. Misture a gema, o adoçante, as raspas de limão e 50g de requeijão. Misture com um batedor de ovos, para obter uma massa lisa, de cor amarelo-palha. Transfira a mistura para uma panela pequena e leve ao fogo branco. Esquente a mistura por 2 minutos, depois retire do fogo e adicione a gelatina cuidadosamente escorrida. Misture bem, até a gelatina se dissolver completamente. Bata o requeijão para torna-lo mais liso e adicione ao creme de limão. Bata a clara em neve, até que fique bem firme. No fim, adicione o resto do adoçante e bata por mais alguns segundos. Incorpore delicadamente a clara em neve ao creme de limão. Leve à geladeira.





Canelone de Berinjela:




Ingredientes: 2 unidades de berinjela,2 colheres (sopa) de suco de limão, sal quanto e pimenta-do-reino branca ,1 unidade de cebola picada,2 colheres (sopa) de azeite, 250g de patinho moído, 200g de queijo prato fatiado,1 xícara (chá) de molho de tomate, parmesão ralado,1 colher (chá) de glutamato monossódico.
Modo de fazer: Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento. A seguir, tempere com o suco de limão e sal. Coloque as fatias em um refratário, tampe e leve ao micro-ondas por 5 a 6 minutos na potência alta. Reserve. Coloque a cebola e o azeite em um refratário e leve ao micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Junte a carne moída e cozinhe por mais 5 a 6 minutos na potência alta, mexendo na metade do tempo. Acrescente o Aji-no-moto®, sal e pimenta a gosto. Reserve.
Montagem: Coloque em cada fatia de berinjela uma fatia de queijo prato, um pouco de carne moída e enrole como canelone. Unte um refratário com parte do molho de tomate. Arrume os canelones nesse refratário, cubra com o restante do molho de tomate e polvilhe com o queijo parmesão. Leve o refratário ao micro-ondas por 6 a 8 minutos na potência alta.



Couve flor gratinada :




Ingredientes:1 couve flor grande ,2 colheres de sopa de requeijão light ,½ copo de água, queijo parmesão a gosto.
Modo de fazer: Divida a couve flor em 2 partes. Cozinhe as duas partes no vapor, deixe que uma parte fique “ al dente”, e a que a outra fique mais cozida. Reserve a parte menos cozida. Corte a parte mais cozida em pedacinhos pequenos e coloque no liquidificador junto com o ½ copo de água e o requeijão, bata ate que fique homogêneo, se achar que esta grosso acrescente mais água. Jogue a parte batida no liquidificador em cima da parte reservada, em seguida polvilhe o queijo parmesão a gosto. Pré aqueça o      forno a 180 graus e deixe por 10-15 min.




Espaguete de Pupunha ao molho Crapese (Creditos ao chef e amigo Alexandre De Divitis):



Ingredientes: 
400g de palmito Pupunha desfiado, 5 colheres (sopa) de azeite extra virgem,2 ramos de manjericão (só as folhas lavadas), 100g de mussarela de búfala, 100g de tomates cereja,1col (chá) de sal.Parmesão ralado ( para servir a parte ). Pouco, claro!!!!!! 
Preparo: Separe algumas folhas de manjericão para decoração e inicie o preparo macerando em um recipiente o manjericão restante em 3 colheres de azeite. Corte os tomates na metade e reserve. Corte as bolinhas de mussarela também em duas partes e reserve-as. Em uma panela grande, aqueça o azeite aromatizado com o manjericão junto com as folhas que ficaram nele. Acrescente a pupunha desfiada, o sal e refogue por cerca de 10 minutos ou até os fios ficarem macios, mas sem parar de mexer. Acerte o sal se necessário, mas lembre-se de não salgar demais para deixar a possibilidade de uso do parmesão servido a parte. Já no final do preparo junte a maior parte da mussarela, deixando algumas para colocar por cima do prato. Mexa rapidamente sem deixar que elas derretam. Apague o fogo e esta pronto







Risoto de palmito com arroz de couve flor:




Ingredientes: 
1 couve-flor grande,1 vidro de palmito,1/2 pote de queijo cottage,1/2 tablete de caldo de legumes, pimenta-do-reino à gosto. Parmesão ralado para finalizar. 
Preparo: 1 – Cozinhar a couve-flor com um pouquinho de sal até ficar al dente. Atenção!!! AL DENTE porque depois ela vai cozinhar um pouco mais e não queremos que vire uma papa! Quando pronto, coloque água fria em cima pra parar o cozimento. Cortar os buquês em micro pedaços, e  o arroz esta pronto. Reservar; 
2 – Cortar o palmito em cubos médios, 
3 – Em uma caneca, ferver 100 ml de água e diluir o caldo de legumes; 
4 – Resgatar o “arroz” e, de pouquinho em pouquinho, misturar o caldo de legumes, sempre esperando o líquido “sumir” pra colocar mais; 
5 – Adicionar o cottage; 
6 – Adicionar o palmito picado; 
7 – Dispor em um prato, salpicar um pouco mais de pimenta-do-reino e finalizar com o parmesão





Gelatina Colorida em camadas:




1 caixinha de gelatina sabor uva, abacaxi, cereja, limão, morango.
750 ml de água fervente (150 ml para cada gelatina) 
750 ml de água fria (150 ml para cada gelatina) 
1 lata de creme de leite 
Unte uma forma de gelatina ou pudim com óleo (pode ser aquelas com furo no meio ou qualquer uma que você queira). 
Dissolva a gelatina de uva em 150 ml de água fervente e acrescente a água fria. Coloque APENAS METADE da gelatina na forma e leve ao congelador ou freezer por 15 minutos (a primeira camada pode demorar um pouco mais para endurecer, certifique-se que ela esteja firme antes de seguir o próximo passo) 
Na outra metade da gelatina, acrescente um pouco de creme de leite, COM MUITO CUIDADO, sobre a gelatina já firme. Leve ao freezer por 15 minutos. 
Siga os mesmos passos com as demais gelatinas... 1) gelatina normal 2) 15 minutos de freezer 3) creme de leite 4) 15 minutos de freezer 
Quando colocar a última camada leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Desenforme e sirva!!




Omelete :




Dica para o jantar: pique legumes e verduras coloque em uma forma de cupcakes, bata 2 ovos a parte e despeje na forma. Leve ao forno baixo até cozinhar e estufar, pronto!!!! 





Clínica Ferraz
Avenida Queiroz Filho, 1700 - Torre B - Sala 713
www.clinicaferrazsp.com.br
tel.: 11 2738.1323


Clínica de endocrinologia e estética próxima aos bairros: Alto da Lapa, Lapa, Alto de Pinheiros, Vila Leopoldina e Jaguaré.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

PROMOÇÃO DE LIMPEZA DE PELE NA CLÍNICA FERRAZ

Oi pessoal!

Sempre digo que uma pele bem cuidada retarda os efeitos causados pelo envelhecimento. Limpar, tonalizar e hidratar são hábitos que devemos incluir em nossa rotina. Além de prevenir cravos e espinhas, uma boa limpeza de pele restaura o pH da epiderme e fortalece seu tônus.
Estamos com uma promoção na Clínica Ferraz de limpeza de pele! E mais do que isso: além da limpeza, é realizada a aplicação de máscara de ouro ou diamante e uma massagem lifting facial para potencializar os resultados.
A Máscara de Ouro possui Nano partículas associadas a peptídeos, aumentando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade da pele, além de reduzir as rugas.
Já a Máscara de Diamante, também aliada a peptídeos, estimula o trabalho das proteínas responsáveis pela longevidade celular, restaurando os sinais de juventude.


A limpeza de pele + aplicação de máscara de diamante ou de ouro + massagem lifting facial está de R$169,00 por apenas R$129,00
Promoção por tempo limitado!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Luz Intensa Pulsada (LIP) – Tratamento ideal para os dias frios

Oi pessoal!
Hoje eu gostaria de falar com vocês sobre o LIP, um procedimento indicado nas estações frias do ano, já que a exposição ao sol prejudica o tratamento. Muitas dúvidas surgem quando se fala de luz pulsada, inclusive na comparação com o laser, por isso pretendo esclarecer algumas dúvidas relacionadas a essa técnica.

Apesar de também emitir luz, o LIP não é um laser. No entanto, assim como o laser, a técnica gera calor na pele atingindo os alvos específicos. Na Luz Pulsada, é emitida luz com diferentes tamanhos de ondas, o que permite atingir vários tipos de alvos como a melanina (pelos e manchas), vasos sanguíneos e fibras colágenas. Essa característica permite que a técnica seja utilizada para tratamentos distintos, como remoção de pelos, tratamento de manchas, promover o rejuvenescimento e a atenuação de lesões vasculares. técnica também auxilia na melhora de pelos encravados associados a manchas.
A sessão é feita com um óculos de proteção e aplicação de uma fina camada de gel na pele. O número de sessões varia de acordo com a indicação do tratamento.

O uso de protetor solar é indispensável após a sessão e nos dias subsequentes. Exposição ao sol nem pensar até a recuperação total da pele (de 7 a 10 dias).

Os resultados são progressivos ao longo das sessões, mas na maior parte dos casos alguma diferença já fica visível na primeira sessão quando o tratamento é para a eliminação dos pelos. No caso de flacidez e rejuvenescimento, os resultados levam um período maior para aparecer.

Dra. Elaine Ferraz

sábado, 20 de junho de 2015

Colágeno - Repor ou não?



Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno presente nos suplementos deve ser hidrolisado,ou seja, passar pelo processo de hidrólise (quebra pela água das moléculas de proteína) para que possa ser absorvido facilmente pelo organismo. 

O colágeno é uma proteína encontrada em todos os animais, responsável por atribuir elasticidade aos tecidos do corpo. Ela faz parte da constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo e é responsável por manter as células firmes e unidas além da elasticidade da pele, a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.

A quantidade de colágeno diminui gradativamente a partir dos 30 anos de idade, reduzindo cerca de 1% a cada ano. Por volta dos 50 anos de idade, o corpo produz em média de 35% da quantidade de colágeno necessária, como consequência pode ocorrer
  • diminuição da espessura do fio de cabelo;
  • flacidez na pele;
  • aparecimento de rugas e de linhas de expressão;
  • surgimento de estrias;
  • diminuição da densidade das articulações e dos ligamentos.                                                    


A procura por esse produto tem aumentado nos últimos anos, a oferta é grande, inúmeros tipos de veículos para ingerir o colágeno, encontramos em forma de saches, balas, chocolates, sucos, águas aromatizadas e comprimidosMas, para obter uma melhora satisfatória a dose é fator um determinante. 

Em uma avaliação da Clínica Medcin Instituto da Pele, em São Paulo, os pesquisadores observaram que o consumo de 5 gramas de colágeno por dia, durante seis meses, foi capaz de melhorar a pele das pacientes entre 35 e 60 anos. Houve um aumento de 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade. Mas a maioria dos especialistas recomenda uma dose um pouco maior: de 8 a 10 gramas de colágeno por dia. 

Se você esta na faixa dos 20 e poucos, não fuma e nem fica horas exposta ao sol, uma dieta equilibrada é o suficiente para prevenir os danos que a falta de colágeno pode provocar.

Articulações também é beneficiada com o consumo do colágeno. Em 2006, um estudo alemão com 100 atletas, de 15 a 80 anos, mostrou que o consumo de colágeno hidrolisado traz uma melhora importante nas articulações. Após 12 semanas consumindo 10 gramas do suplemento por dia, 79% dos participantes apresentaram maior mobilidade dos joelhos e dos quadris. A maioria referiu menos dor nessas articulações ao realizar exercícios de esforço e ao subir escada. 


Alimentação balanceada

O suplemento não diminui a importância de uma dieta equilibrada. A lista dos alimentos deve conter:carne magra, frango, peixe e ovo (especialmente a clara que é rica em albumina). Legumes, verduras, frutas e castanhas (principalmente do pará) contém vitaminas A, C e E, selênio e zinco que melhoram a absorção do colágeno.

Infelizmente a gelatina não é composta por colágeno hidrolisado, ou seja, sua absorção é prejudicada,




Tipos de reposição de colágeno:

  • Sachê: é a forma mais indicada, o conteúdo de um sachê costuma ter o colágeno hidrolisado na dose diária recomendada - ou seja, de 8 a 10 gramas. Há ainda a opção de você mandar manipular o pó, que pode ser diluído na água, no suco ou no iogurte.                                          
  • Cápsula: atende a quem não gosta do sabor adocicado do pó. Mas, para atingir a dose diária, você tem de consumir de 10 a 12 cápsulas por dia.                                                                       
  • Água aromatizada: algumas marcas concentram na garrafinha, geralmente entre 300 e 360 mililitros, a dose diária recomendada de 10 gramas de colágeno.                                                    
  • Bala: essa opção costuma oferecer em torno de 1,5 grama de colágeno por unidade. É pouco, vale para complementar o consumo diário da proteína.                                                                  
  • Bombom: assim como a bala, tem pouco colágeno.                                                                          
  • Granola, barra de cereais & cia.: optar por esses produtos também ajuda a complementar a dose diária de colágeno. 


quinta-feira, 21 de maio de 2015

TRATAMENTOS PARA ACABAR COM AS ESTRIAS

Bom dia!! 
Hoje o tema são as temíveis Estrias que tanto incomodam mulheres e homens.

Estrias são cicatrizes atróficas que ocorrem quando há destruição de fibras elásticas e colágenas da pele. Além dos fatores genéticos, as estrias podem surgir quando há aumento do volume corpóreo ocasionado pelo aumento de peso, gravidez, colocação de prótese mamáriauso de anabolizantes ou uso prolongado de corticoides.   
As estrias recentes costumam ter cor rósea ou púrpura pois ainda são vascularizadas e as antigas ficam esbranquiçadas. 


Hoje temos alguns tratamentos para tratar ou amenizar as estrias, lembrando que a eficácia do tratamento pode variar de acordo com a fase da estria, o local onde se encontra e sua espessura. Normalmente  os tratamentos estéticos possuem uma melhora significativa e não a eliminação total. É importante também que o tratamento seja iniciado rapidamente, garantindo assim um resultado mais satisfatório.  
O Dermatologista poderá indicar qual será o melhor tratamento a ser feito. Abaixo listo os tratamentos mais indicados e que possuem melhores resultados. 
Peeling 

Peeling é um tratamento muito procurado quando se trata de estrias. A aplicação dos ácidos acelera a renovação celular atuando na formação de um novo colágeno. O tratamento com Peeling (microdermobrasão) é realizado através de um lixamento da pele que promove um peeling profundo. O Peeling elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme, levando a regeneração celular. 

Laser 

É uma ótima opção de tratamento. O laser causa um dano térmico controlado e requer poucas sessões para a obtenção do resultado. Esse método também produz efeito contra as estrias mais antigas. Os disparos realizados nas estrias estimulam a produção de colágeno e reconstrução das fibras. 
Mesoterapia

Essa técnica consiste na aplicação de substâncias medicamentosas nsubcutâneoAlém de tratar as estrias, esse procedimento pode ser utilizado para gordura localizada e até queda de cabelo, variando os compostos de acordo com a queixa do paciente. Para as estrias brancas, é comum a aplicação de misturas com Acido HialurônicoBuflomedil e Asiaticosídeo Dos tratamentos listados aqui é o que percebo menor resultado. 
Carboxiterapia

Particularmente eu não gosto de carboxiterapia para gordura localizada mas percebo melhora significante quando o tratamento são estrias recentes.
A carboxiterapia é feita com o uso de um aparelho acoplado a um cilindro de gás carbônico. Este equipamento regula a vazão do gás (no máximo, 80ml de gás por minuto) para uma seringa com agulha de calibre mínimo. A profundidade da aplicação da agulha varia em cada tratamento.A aplicação de  gás carbônico atua abrindo o tecido desta cicatriz - a elevação é visível durante o tratamento. O descolamento preenche essa região de gás carbônico e estimula a formação de colágeno no local. 
Os benefícios são mais visíveis para estrias novas, avermelhadas. Estrias brancas são mais antigas e fibras elásticas que já estão totalmente rompidas não se regenerarão.

Dra. Elaine Ferraz