Já atendi alguns pacientes que treinam em jejum com o intuito de elevar a queima de gordura ou porque treinam muito cedo e não gostam de comer logo ao acordar.
Teoricamente treinar sem café da manhã faria o corpo usar gordura em vez de açúcar para manter os níveis de energia. Porém esse efeito de transformação é limitado, ou seja, dependendo da modalidade, intensidade e tempo da atividade você irá consumir massa magra para fornecer a energia que precisa.
JEJUM X PRÉ-TREINO
Um estudo ministrado pelo fisiculturista Brad Schoenfeld, publicado no Strenght and Conditioning Journal analisou um grupo de ciclistas que comiam antes de treinar e outro que praticava exercícios em jejum.
A conclusão foi que os que treinavam em jejum tinham cerca de 10% das calorias queimadas vindas de proteínas, ou seja, da massa muscular. Para Schoenfeld, comer antes do exercício traz mais vantagens do que não comer. “Estudos mostram que uma quantidade bem maior de calorias é queimada depois do exercício em quem se alimenta antes”, diz.
Então, o que comer???
Uma alimentação moderada é a resposta!!
A dica é não abusar dos alimentos e consumi-lo cerca de 30 minutos antes da atividade física,
assim ocorre uma melhor absorção de alimentos, nessa hora a maior parte do sangue e oxigênio do organismo é direcionada para o nosso estômago e intestino para fazer a digestão, e o corpo os direciona posteriormente para os músculos durante os treinos, portanto você não deve comer muito.
Alimentos que são fontes de carboidratos são aconselháveis para treinos aeróbicos e musculação. O ideal é consumir o chamados “carboidratos complexos”, pois possuem baixo índice glicêmico e são mais lentos a serem digeridos. São eles:
- Batata doce
- Arroz integral
- Frutas
- Açaí + grãos (linhaça dourada, granola ou aveia )
- Pães e bolachas integrais
Nenhum comentário:
Postar um comentário